sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CONFIRA A ENTREVISTA COM O CAMPEONÍSSIMO "JOSIAS"

Nome: Josias Pontes Guedes
Time: Fortaleza
Equipe: Sociedade Polônia
Tempo de botonismo: 19 anos

1. Como apareceu o futebol de mesa em sua vida?
Em 1990, assistindo ao campeonato brasileiro de futebol, ganhei 4 times de botão de meu pai. Eram simples e eu fazia marcação no chão de casa e campeonato com os amigos.

2. Quem foi o seu principal incentivador no futebol de mesa?
No primeiro momento meu pai. Para iniciar a regra gaúcha foi o Diego Crusius, filho do Marcus Crusius que joga com o Flamengo, ele me incentivou a começar a jogar a regra gaúcha.

3. Como conheceu a Regra Gaúcha?
Em 1995, estudando na 8º série conheci o Diego Crusius. Conversa vai conversa vem descobrimos que jogávamos botão, só que eu o toque-toque. Ele me levou no departamento do Grêmio e no bazar Mimo.

4. Maior botonista que viu jogar?
É difícil falar de um somente. Cito nomes como Cabelo, Felipe, Caverna, Francisco Júnior, Vinicius Bueno. Estes para mim onde jogarem serão sempre favoritos.

5. Qual o adversário que consideras o mais difícil de enfrentar?
Pelo fato de ter vencido poucas vezes e não conseguir achar meu jogo cito o Felipe, pois é um adversário que sempre tenho muita dificuldade.

6. Alguma rivalidade na mesa?
Pelo fato de começarmos juntos a jogar futebol de mesa cito o Guto e o Marcos Chagas, pois fazíamos vários jogos e era muito ruim perder, pois tinha que aturar gozação até a próxima vitória.

7. Qual a competição mais prazerosa de se jogar?
Para mim é o Praiano por unir os amigos , além de ser em um ambiente no qual gosto muito que é praia.

8. Um gol inesquecível:
Semifinal do estadual de 2001 jogava pelo empate e perdia para o João Rodrigo por 1 a 0 . Faltando 5 minutos para terminar o jogo sobrou uma bola próximo ao canto da grande área dele. Eu tinha meu camisa 5 ao lado da pequena área do meu campo de defesa. Era o único botão que dava para chutar. Para quem me conhece sabe que não chuto bem de longe. Mas como estava terminando pedi para chutar. Ele arrumou e quando fui posicionar minha ficha no botão a minha mão batia na minha goleira e me atrapalhava. Chutei e a bola foi por cima do goleiro. Foi inesquecível por 3 motivos: me classificou a final do campeonato o qual ganhei, o chute foi muito difícil e a pressão que tive foi muito grande pois se errasse sofreria o contra ataque e podia tomar o 2º gol.

9. Um momento marcante:
Cito a 2º Copa Capão Novo em 1996, pois tinha 14 anos e não quis jogar o torneio infantil que era até 15 anos para jogar o adulto e mesmo assim fiquei em 3º lugar, perdendo a semifinal para o Enio Seibert. Este evento me fez pegar confiança no jogo. Mais a frente foi o título Praiano e o Estadual ambos em 2001.

10. Acrílico ou Galalite?
No inicio acrílico, mas agora como acostumei com galalite cito este material como o preferencial.

11. Qual a equipe que você jogou e sente saudades?
Sinto saudades da AWLFM, pois ganhei dois títulos por equipe (Estadual em 2001 e Jirgs em 2002). Era em ambiente muito bom de se jogar visto o nível técnico dos participantes.

12. Como foi ganhar o estadual individual de 2001?
Foi especial, pois o nível técnico era altíssimo. Comecei o campeonato sem ambição de ganhar, porém no andamento fui adquirindo confiança e quando vi já estava na final. Foi um momento marcante para mim vencer este campeonato.

13. O que você achou sobre a criação da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa?
Sobre a criação da liga acho de fundamental importância. Eu deixei de jogar futebol de mesa por dois anos, em 2005 e 2006. O motivo foi estudo, mas principalmente, a desorganização e esta palavra me desmotiva em qualquer ambiente tanto que até pensei em trocar de regra. Comecei, a saber, sobre a criação da Liga e isso me motivou novamente e voltei em 2007. Hoje jogo as terças feiras na Sociedade Polônia. A criação da liga é muito importante, pois fortalece o evento, valoriza o botonista e mantém a história do futebol de mesa deixando nos arquivos eventos anteriores.

14. O que você espera para o futuro da Regra Gaúcha?
Espero que continue a liga gaúcha, pois todo esporte organizado tem uma liga ou federação. Espero uma renovação visto que hoje está dificil convencer a criança a trocar os jogos do computador pelo futebol de mesa, o jovem a trocar o msn pelo futebol de mesa. O mundo de hoje esta restrita a uma tela de computador, pois tudo se encontra lá e as crianças e os jovens ali ficam. Até futebol de mesa online já tem na internet. Eu jogo vez que outra. Então é isso. É manter os que estão jogando, resgatar os que pararam, e buscar novos talentos para o futebol de mesa. Acho muito legal o evento infantil. Por que não criar um estadual da categoria? Qual criança não gostaria de ser campeã estadual? É de se pensar.

15. Qual a mensagem que você deixa aos futuros botonistas? Aprecie esta modalidade. Curta jogar futebol de mesa. Além de trabalhar raciocínio, precisão, diverte muito. Seria muito legal voltar a ter as competições grandes, os torneios abertos. Termino a entrevista com esta mensagem. Curta jogar futebol de mesa e tragam seus filhos para esta magia de se poder criar e comandar um time para jogar. Abraços.

Nenhum comentário: