quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Times x Botonistas = Celso Bial "Athletic Bilbao"


A partir de hoje começaremos a expôr um pouco mais sobre as histórias dos times de alguns botonistas.
O primeiro homenageado é o grande amigo CELSO BIAL, com o seu famoso ATHLETIC BILBAO!
Um pouco da história...


Grande representante do orgulho basco, o Athletic Club de Bilbao é um dos times mais tradicionais do futebol espanhol.

O clube foi fundado em 1898 por britânicos, que estavam na região em virtude da industrialização da cidade e por jovens da elite de Bilbao, que voltavam dos estudos na Inglaterra, daí o nome do clube ser em inglês.

Um dos aspectos mais bonitos da história do Athletic é o fato de só aceitar jogadores bascos em seus times. Mas nem sempre foi assim, até 1911 muitos ingleses jogaram pela equipe. A mudança no estatuto do clube ocorreu devido a pressões dos rivais a época, o Union Ciclista de San Sebastián (atual Real Sociedad), o Basconia e o Racing de Irún (atual Real Irún) só aceitavam jogadores bascos e reclamavam dos estrangeiros do Athletic.

No início essa regra era bem mais rígida, eram aceitos apenas jogadores da província de Biscaia. Posteriormente, jogadores de outras regiões bascas e estrangeiros de origem basca passaram a ser aceitos no clube. Atualmente, jogadores estrangeiros sem raízes bascas, mas que foram criados na cultura basca podem jogar no time.

Um brasileiro chegou a vestir a camisa alvirrubra, Vicente Biurrun defendeu o clube entre 1986 e 1990.

Durante a ditadura de Franco só era permitido o uso da língua espanhola e o nome do time precisou mudar para Club Atlético de Bilbao. Nesse período o Bilbao se consolidou como o grande representante do nacionalismo basco. O nome voltou ao original assim que a ditadura terminou.

Também nessa época, outro movimento anti-franquista no futebol espanhol foi o Atlético de Madrid, que por sinal, foi inspirado no Athletic de Bilbao. Daí a semelhança no escudo e no uniforme.

Assim como o Barcelona, o Bilbao recusava-se a estampar patrocínios em suas camisas, até que em 2008 o clube assinou com a petrolífera Petronor. Essa decisão gerou muita polêmica e dividiu a torcida, mesmo a empresa sendo da região basca. É claro que a tradição é importante, mas é impossível disputar uma liga como a espanhola sem apoio financeiro.

O auge do clube foi na década de 30, quando conquistou 4 dos seus 8 títulos nacionais. O Bilbao ainda possui algumas marcas históricas importantes, ao lado do Real Madrid são os únicos a conquistarem a liga invictos; é o responsável pela maior goleada do campeonato, 12x1 contra o Barcelona na temporada 1929/30; possui o maior artilheiro da história da liga, Telmo Zarra, com 251 gols em 279 jogos. Zarra também é o maior goleador de uma única edição da liga com 38 gols na temporada 50/51, essa marca seria igualada décadas mais tarde pelo mexicano Hugo Sánchez. Além disso, o Bilbao é um dos 3 times que nunca foram rebaixados para a segunda divisão, os outros são Barcelona e Real Madrid.

Nenhum comentário: